Últimas Notícias

COLTEC – UFMG / BH – MG

O COLTEC foi criado em 1969, a partir de convênio celebrado entre o Conselho Britânico, a UFMG, o CNPq e o MEC, com a finalidade de atender à demanda de formação de profissionais técnicos de nível médio nas áreas de Patologia Clínica, Instrumentação, Eletrônica e Química.

Em 1981, o Conselho Universitário da UFMG estabeleceu, por meio da resolução 25/81 de 06 de novembro daquele ano, as diretrizes para o Centro Pedagógico, Unidade Especial formada pela Escola Fundamental e COLTEC, vinculado à FaE. Essas diretrizes gerais definiram a nova unidade como um espaço de experimentação pedagógica e curricular.

Até 1997, o Colégio Técnico ofereceu quatro cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado, nos quais os alunos estudavam em horário integral. Em conformidade com o Art. 2º da Portaria no 646, de 14 de maio de 1997, a escola passou a oferecer Ensino Profissional, de nível técnico, concomitante ao Ensino Médio.

A implementação dessa reforma deu-se de forma gradual em virtude da cristalização sócio-histórica do tradicional modelo de ensino técnico do COLTEC, da dificuldade de operacionalização dos novos ordenamentos do ensino e da discussão, que persistiu até o final de 2000, sobre a inserção das escolas de Educação Básica e Profissional na estrutura universitária.

Até 2008 o COLTEC possuía 4 cursos técnicos, com ensino médio concomitante. No final do ano de 2008 foi aprovado o curso técnico de Informática, que começou a vigorar a partir do ano letivo de 2009. Nesse mesmo ano, graças a algumas alterações em alguns cursos, as vagas para os cursos técnicos passaram de um total de 136 para 176.

Com a aprovação da resolução nº 05 de 03 de maio de 2007 foi criada a Unidade Especial denominada Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, o Colégio Técnico compõe um do três centros de ensino da nova unidade, são elas: Centro Pedagógico (responsável pelo Ensino Fundamental); Teatro Universitário (responsável pelo ensino técnico de formação de atores) e o COLTEC (responsável pelo ensino técnico de nível médio). Atualmente o COLTEC está investindo na criação de novos cursos técnicos e continua atuando na área de formação de recursos humanos para a educação, sendo um campo para estágio curricular de alunos de cursos de graduação. Vários de seus docentes participaram, nos últimos anos, de iniciativas de renovação curricular para os ensinos fundamental e médio em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais – SEEMG.

Junto ao Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais – CECIMIG e Faculdade de Educação da UFMG, o COLTEC executa, desde 1991, o Programa de Pós-graduação – Especialização – em Ensino de Ciências nas modalidades Ciências, Física, Química e Biologia. No COLTEC são desenvolvidos também vários projetos e cursos de extensão, dentre os quais se destacam: projetos com as comunidades de Caparaó, Alto Caparaó, Morro Alto e São Bartolomeu que vêem contribuindo significativamente para o desenvolvimento das referidas comunidades e para a formação de estudantes de diferentes níveis de ensino; e o projeto de Ensino Médio para Jovens e Adultos que completou, em 2008, dez anos de funcionamento com uma proposta pedagógica construída especificamente para esse publico. Além desses projetos, têm sido ofertados cursos de qualificação profissional para Jovens e Adultos para reinclusão social (ex-detentos) e para pessoas com necessidades especiais (Síndrome de Down) em parceria com instituições tais como a Prefeitura de Belo Horizonte e a Funabem. O Colégio também oferece periodicamente cursos de extensão (curta duração) nas áreas de Informática, Língua Estrangeira, Música, Dança, Esportes e Tecnologia de materiais.

Saiba mais acessando o site oficial no link abaixo.

Compartilhe com os amigos.....Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sobre admin