Últimas Notícias

ENEM 2019

 

Os estudantes tiveram do dia 1 até 10 de abril para solicitar isenção e apresentar as justificativas de ausências. Conforme o calendário do exame, nesta quarta-feira, dia 17, será a divulgação do resultado da isenção do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio. Neste artigo falaremos como acessar a página do participante, visualizar resultado, recursos e provas.

Conforme os registros feitos pelo Inep, o sistema do exame obteve cerca de 3,6 milhões de estudantes que solicitaram isenção. Desse modo, os números do Enem 2019 foram inferiores a edição de 2018 onde obtiveram cerca de 3,8 milhões de solicitações. Para quem tiver o requerimento negado poderá entrar com recurso entre 22 a 26 de abril, contudo, deverá apresentar novos documentos.

As divulgações dos resultados serão feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep ao passo que poderão ser visualizados na página do participante. Com isso, basta acessar https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial e informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e senha.

Se acaso não se recorde da senha cadastrada, não se preocupe, basta seguir os seguintes passos para recuperar a senha do Enem 2019:

  1. Informe o número do CPF;
  2. Clique na opção “esqueci minha senha“;
  3. Escolha onde possui preferência em receber o código provisório, tendo como opção o e-mail ou por SMS no número informado;
  4. Ao identificar, digite o CPF e código recebido;
  5. Crie uma senha oficial com no mínimo 6 e máximo 10 caracteres.

Caso não possua mais acesso ao e-mail ou número basta clicar em “não tenho acesso a este e-mail”. Desse modo, responderá um questionário como CEP de residência, celular cadastrado, e-mail cadastrado e número de residência. Por fim deverá informar os novos dados para contato, contudo, o endereço eletrônico não poderá estar registrado em outras isenções.

Ao acessar a página do participante, automaticamente encontrará o resultado da isenção do Enem 2019. Visto que não concorde com a apuração, deverá entrar com recurso entre 22 a 26 de abril na própria página do participante.

Documentos aceitos para recursos do Enem 2019

Para fazer o recurso os estudantes deverão apresentar novos documentos. Para justificativa de ausência serão aceitos os comprovantes informados pelo Inep (clique aqui e veja). Já para isenção o candidato deverá comprovar baixa renda. Sendo assim basta apresentar os documentos aceitos nos recursos de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019. Vale lembrar que os registros de informações deverão estar em formatos PDF, PNG ou JPG com tamanho máximo de 2MB.

Certamente só serão aceitos os recursos feitos no prazo estabelecido pelo Inep e na página do participante. Os resultados dos recursos serão disponibilizados a partir do dia 2 de maio. Se acaso perca o requerimento, automaticamente o candidato deverá pagar a taxa de inscrição do Enem 2019 no valor de R$85,00.

O Guia de Recolhimento da União – GRU poderá ser pago em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou correios. Vale lembrar que aqueles que foram aceitos na isenção deverão confirmar a inscrição no Enem 2019 do dia 6 a 17 de maio.

 

As provas do Enem 2019 permanecerão sendo aplicadas em dois domingos seguindo, sendo nos dias 3 e 10 de novembro. Serão 5h30min no primeiro dia e 5h00min no segundo domingo. Serão aplicadas as seguintes matérias:

  • Dia 3: Ciências Humanas e suas tecnologias, redação e Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Dia 10: Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Os locais de provas do Enem 2019 serão apresentados no mês de outubro, na qual não possui data definida. Contudo, podemos adiantar que os portões estarão abertos a partir das 12h00min com fechamento às 13hh00min, conforme horário de Brasília. Já os cadernos de questões só poderão ser abertos a partir das 13h30min, após sinal positivo dos fiscais.

Conforme o edital do Enem 2019, as provas só poderão ser feitas com caneta esferográfica de cor preta fabricada de material transparente. Certamente ao chegar em sala de aula o estudante deverá apresentar algum documento com foto. Como ainda falta alguns meses para o exame, aqueles que possuem identidade (RG) com fotos antigas, compareça ao órgão da sua cidade e atualize. Dessa forma irá evitar qualquer tipo de problema no dia das provas.

Desde já desejamos todos participantes uma boa sorte no Enem 2019. Não deixe de curtir e compartilhar a página do Instagram Guia do Enem (clique e veja). Conheça a apostila digital, com ela chegará preparado e assim aumentando as chances de conseguir aquela vaga no ensino superior tão sonhada.

Confira sua inscrição clicando aqui 

Compartilhe com os amigos.....Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sobre admin